Psicoterapia: a primeira vez a gente nunca esquece

Até quando o excesso de posicionamento nas redes sociais pode ser benéfico?


Dar início a qualquer atividade, normalmente, não é questão fácil, especialmente quando se trata de psicoterapia, processo que tem atraído cada vez mais pessoas, à procura de resolver estados depressivos, de ansiedade ou mesmo querendo se conhecer melhor.

Sim, a psicoterapia trata de distúrbios e transtornos psicológicos, mas também é uma poderosa ferramenta de autoconhecimento que utiliza de inúmeros recursos para fazer com que você trilhe um processo, para explorar tudo o que você sentir necessidade de trabalhar internamente, com o auxílio do psicólogo. Não estranhe, se você procurar a terapia por um motivo e no percurso do processo surgirem muitas questões com as quais você nem sonhava. Isso é muito usual.

Algumas dicas são importantes, desde a escolha do profissional, o tempo em que você vai passar pela terapia, até o desejo de ver seus problemas e questões solucionados. A vivência é própria de cada um, mas alguns pontos são interessantes de serem observados.

A escolha da abordagem e do profissional

É sempre bom saber com que tipo de abordagem ou corrente você escolheu trabalhar. A psicoterapia pode ser mais introspectiva como a psicanálise ou a psicologia analítica, ou mais voltada para mudar o comportamento com exercícios e práticas conforme acontece na Terapia Comportamental Cognitiva. Pesquise para analisar o que você acha que mais combina com o que você está buscando.

Empatia e abertura

É importante sentir uma conexão com o profissional. A empatia de que tanto se fala, vai muito além de simpatizar com alguém, funciona para o profissional que o tempo todo exercita, ao se colocar no lugar do seu cliente, mas também para que você que precisa sentir que está aberto ao processo e acessar a confiança necessária para desenvolver o seu processo psicoterapêutico.

Uma conversa diferente

A conversa não é entre amigos e nem se trata de um simples desabafo. Você esta ali para conhecer quais são os seus mecanismos, qual a sua dinâmica, o que acontece internamente e no seu dia a dia, de forma que possa investigar e analisar de que maneira as emoções e os sentimentos são e funcionam para você, fazendo parte de quem você é ou em quem deseja se transformar.

Aprendendo a se ouvir

A psicoterapia é quase uma conversa sua com você mesmo. O papel do psicólogo é te ajudar a aprender a se ouvir e permitir que suas questões venham à tona para te mostrar de que maneira trabalhar com elas. O profissional não é um conselheiro ou alguém que irá te apontar de que forma você vai resolver o que deseja e solucionar as suas questões e problemas. Ele vai te apoiar no processo de descobertas que vão ajudar você a se conhecer e a lidar com as suas emoções e sentimentos.

timing do processo

Os processos psicoterapêuticos podem ser breves, com menor números de sessões, para trabalhar questões mais pontuais dentro de um determinado contexto, ou serem de médio e longo prazo, sem um número de sessões definidas. Como um processo, a psicoterapia tem um tempo de início, as primeiras sessões podem parecer mais devagar, profissional e cliente precisam se conhecer. E o tempo de desenvolvimento e conclusão varia para cada pessoa.

Ao longo da ‘caminhada’ o ritmo costuma mudar, exigindo maior esforço, subidas ou descidas e superação de obstáculos; podem surgir atalhos e às vezes, a sensação de que estamos andando em círculos ou nos encontramos num aparente retrocesso. Quando necessário, cliente e profissional precisam parar para analisar os caminhos e a trajetória.