É possível encontrar equilíbrio na vida pós-moderna?

Até quando o excesso de posicionamento nas redes sociais pode ser benéfico?


Encontrar equilíbrio num mundo cada vez mais conectado e com excesso de informações se tornou um desafio. Com o avanço da tecnologia e do potencial humano para modificar as coisas a sua volta, nos esquecemos de que também somos uma parte do planeta em que vivemos, e que assim como todas as coisas que habitam a Terra, somos influenciados pelo ambiente.

Pesquisas em todo o mundo mostram o aumento de pessoas ansiosas, estressadas e depressivas. A pandemia do corona vírus é só a ponta do iceberg que nos revela uma sociedade doente emocionalmente devido a sua desconexão com o mundo interior.

Aos poucos estamos nos entregando as comodidades criadas pela tecnologia e a inteligência artificial, mas até que ponto isso é saudável?

No documentário The Social Dilemma, dirigido por Jeff Orlowski recentemente lançado pela Netflix, especialistas trazem pontos de vistas importantes de como as redes sociais afetam o nosso comportamento e como estas estão mudando radicalmente a nossa maneira de se relacionar com o mundo.

As magnatas da internet como Google, Facebook, Twitter e Linkedin estão a todo momento criando e testando novos mecanismos que afetam o nosso psiquismo. Isso faz nos questionar até que ponto temos a liberdade de escolha. Somos seres livres? Ou estamos sendo manipulados a cada instante?

A nossa saúde mental está em risco, a rotina diária vem se tornando um grande peso e para suportá-la são necessárias: drogas para acordar, drogas para dormir, drogas para tirar a dor, drogas para se sentir bem, drogas para nos mergulhar cada vez mais na insanidade coletiva e se desconectar do que sentimos.

Aprenda a silenciar para ouvir.

O descontrole dos pensamentos é um dos principais responsáveis por alguns dos males da humanidade. Pensar é uma arte que exige disciplina e treino. Quando estamos ligados no automático a nossa mente vive no império da loucura, e dessa forma é impossível realizar algum filtro sobre o que estamos levando para dentro de nós. O cansaço, a fadiga e as doenças mentais serão nossas companheiras caso estejamos vivendo nessa condição.

No redemoinho de pensamentos não é possível se sintonizar com o sentimento de paz. Por esse motivo a nossa saúde mental é a chave para uma vida saudável e equilibrada.

Se questione, aprenda a dar espaço para uma voz silenciosa que fala com você sutilmente.

Reconecte com a sua essência

Todos nós temos essência, porém na maioria das vezes estamos tão condicionados pelo ambiente que nos esquecemos disso. A essência não é mística ou algo assim, trata-se de nos conectarmos com o nosso sentir, abrindo espaço para expressar no mundo o que sentimos verdadeiramente.

Precisamos resgatá-la a fim de vivermos em harmonia com nós mesmos. Quanto mais desconectados estamos, maior serão os desconfortos que surgirão em nossos caminhos.

Ao se reconectar com a nossa essência nos abrimos para uma vida engajada e com propósito. Comece apreciando e contemplando a simplicidade dos pequenos momentos, eles revigoram a nossa alma e nos conectam com algo superior.

Não somos uma máquina, somos seres vivos, não podemos nos esquecer da nossa verdadeira natureza.